COVID-19: PSD apela ao Governo para tomar medidas que salvaguardem a saúde dos portugueses face ao agravamento da situação no Reino Unido

20 de dezembro de 2020
Grupo Parlamentar Covid-19 Reino Unido

O Primeiro-Ministro inglês, Boris Johnson, anunciou ontem um novo conjunto de medidas mais restritivas para o país. Segundo as explicações do próprio, tal facto resulta da descoberta de uma nova mutação da COVID-19, a qual encerra um potencial de contágio superior em até 70% por comparação ao que se tem assistido no decurso da pandemia. Esta descoberta é suscetível de impor um esforço adicional aos serviços de saúde e, infelizmente, a produzir efeitos adversos na mortalidade, para além das óbvias consequências económicas e sociais, a menos que se tomem medidas expeditas para travar a disseminação.
 
Importa, por isso, refletir, com caráter de urgência, no sentido de minimizar os riscos de propagação desta mutação em Portugal.
 
Dado que a mobilidade das pessoas entre os dois países se faz por ligação aérea, importa aferir que medidas vai o Governo adotar para controlar os fluxos de pessoas, sendo certo que quanto mais tarde esta nova mutação entrar em solo nacional, e pelo menor número de pessoas possível, menores serão os danos na saúde dos portugueses. A Bélgica e os Países-Baixos já anunciaram medidas de emergência e o PSD aguarda que o Governo aja no mesmo sentido e o mais rapidamente possível.
 
Face ao exposto, o PSD apresentará imediatamente um requerimento no sentido de saber que medidas vai o Governo tomar para salvaguardar a saúde dos portugueses.