Covid-19: “Portugal é um barco à vela a navegar às escuras sem bússola”

19 de novembro de 2020
Grupo Parlamentar Covid-19 Saúde

Ricardo Baptista Leite compara a situação pandémica em Portugal com “um barco à vela a navegar às escuras sem bússola”. Segundo o Vice-Presidente da bancada do PSD, quando olhamos para os dados, só na última semana 80% das novas infeções decorreram sem que se conseguisse perceber como é que se infetaram.

No final da reunião no Infarmed, o deputado alertou que “não se conseguiu retomar o controlo da situação pandémica em Portugal”. “Fica-se com a ideia que a falta de preparação levou ao descontrolo da covid-19 no nosso país e, como foi dito pelos especialistas, ainda temos longas semanas pela frente, muito difíceis, com uma sobrecarga do sistema de saúde e um agravamento do número de óbitos.

Tendo em conta os dados anunciados pelos especialistas na reunião, Ricardo Baptista Leite revelou que “as medidas difíceis implementadas nas últimas semanas, com um impacto económico brutal, não vão surtir a totalidade dos efeitos desejados, no sentido de reduzir o número de casos”.
Baptista Leite entende que “é fundamental que o Governo faça o que for preciso para conter a pandemia” e apelou às entidades para que analisem as propostas apresentadas pelo Conselho Estratégico Nacional do PSD, “porque entendemos que sem mudar radicalmente a estratégia não iremos conseguir controlar a situação pandémica”.

O deputado do PSD deixou ainda uma primeira palavra de apreço e apoio a todos os profissionais de saúde que estão a responder em situações muito difíceis, e de lamento por terem passado 2 meses desta a última reunião no Infarmed, quando o PSD apresentou uma proposta que defendia que estas reuniões pudessem ocorrer quinzenalmente no Parlamento.