PSD quer saber o número de contratos de crédito à habitação e ao consumo

O grupo parlamentar do PSD entregou um requerimento na Assembleia da República, destinado ao Banco de Portugal, com o objetivo de saber qual é a realidade em Portugal dos contratos de crédito à habitação, nas suas várias modalidades, além de obter informação sobre o “número de contratos de crédito ao consumo com taxa variável e volume respetivo”. No requerimento, que tem como primeiro subscritor o líder parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento, os deputados do PSD sublinham que “na sequência da situação da pandemia e da guerra na Ucrânia, os valores da inflação iniciaram uma trajetória de crescimento mundial”.  Assim, devido “à subida do índice de preços, o Banco Central Europeu tomou a decisão de subir as taxas de juro de referência, decisão esta que tem como consequência a subida das taxas de juro de mercado e, por isso, uma subida dos juros nos contratos de crédito habitação e nos contratos de crédito ao consumo”. Nesse sentido, “importa perceber qual é a realidade em Portugal, apurando-se o número de contratos com taxa de juro indexada à Euribor e o número de contratos com taxa fixa”, defendem os deputados do PSD.