Luís Montenegro eleito Presidente do PSD

30 de maio de 2022
PSD diretaspsd luismontenegro

Luís Montenegro venceu no sábado, 28 de maio de 2022, as eleições diretas e tornou-se o 19.º Presidente do PSD. O antigo líder parlamentar conseguiu 72,48% dos votos e Jorge Moreira da Silva obteve 27,52% dos votos.

Nas 317 Secções, onde decorreu a eleição, votaram 26.975 dos 44.628 militantes com quotas pagas, com a abstenção a cifrar-se 39,56% dos votos (17.653).

No discurso de vitória, em Espinho, Luís Montenegro saudou o adversário, Jorge Moreira da Silva, e declarou que o resultado “honra o partido e a democracia portuguesa”. “Hoje, no essencial, não fomos nós quem ganhou ou o PSD, no essencial, quem ganhou foi Portugal”, disse.

Ao líder Rui Rio, Luís Montenegro agradeceu “todo o empenho que os órgãos do partido tiveram nos últimos anos sob a sua liderança”. “Eu preciso da ajuda de todos do PSD e daqueles que não sendo poderão vir a juntar-se a nós”, afirmou.

No domingo, Rui Rio felicitou o novo líder eleito do PSD, com “votos de muito sucesso”, e cumprimentou igualmente o oponente “pelo serviço que prestou ao partido”. “Os meus parabéns ao Luís Montenegro com os votos de muitos sucessos em prol do PSD e de Portugal. E um cumprimento ao Jorge Moreira da Silva pelo serviço que prestou ao partido”, escreveu Rui Rio, na sua conta oficial do Twitter

O 40.º Congresso Nacional do PSD realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Coliseu do Porto.