José Silvano: “Governo reconhece dificuldades”, quando já admite realizar autárquicas em dois fins de semana

19 de março de 2021
PSD autarquicas2021 eleicoesautarquicas poderlocal pandemia

José Silvano, Secretário-geral do PSD, está “disponível” para analisar a realização das autárquicas em dois fins de semana, possibilidade admitida pelo ministro da Administração Interna (MAI), mas considera que só o adiamento por dois meses das eleições “resolve o problema de fundo”.

O também coordenador autárquico do PSD afirma que esta é “a primeira reação do Governo em que reconhece as dificuldades que pode ter o ato eleitoral” autárquico, se se realizar na data prevista. “Ao reconhecer que é preciso tomar medidas para aumentar a participação dos cidadãos – e essa pode ser uma das medidas – esconde o problema de fundo: cada vez é mais pertinente a proposta do PSD, que vai ser discutida no dia 25, do adiamento do calendário eleitoral por 60 dias”, apontou.

José Silvano entende que se o Governo antevê que Portugal só poderá atingir a imunidade de grupo no final do verão, ou na melhor das hipóteses em agosto, logo seria “prudente adiar em 60 dias o calendário eleitoral para que se pudesse fazer um debate de ideias e os cidadãos participassem mais”.

Sobre a proposta em concreto de realização das eleições em dois fins de semana, José Silvano respondeu: “Estamos disponíveis para analisar tudo o que venha melhorar a participação da vida dos cidadãos, agora respondemos com a nossa proposta de fundo”, reiterou. “Se existem essas dificuldades, qual o problema de adiar eleições 60 dias e permitir a participação em condições normais? Porque não há 60 dias para se fazer uma campanha eleitoral participativa, ativa, próxima dos cidadãos e que leve as pessoas a votar?”, questionou.

José Silvano aguarda que até à discussão e votação da proposta, na próxima quinta-feira, possa “imperar o bom senso”. “Não bastam estas pequenas medidas se, nessa altura devido à pandemia, a participação não puder ser totalmente feita. A proposta do PSD resolveria esse problema de fundo”, insistiu.

No início de fevereiro, Rui Rio defendeu o adiamento das eleições autárquicas por um período de 60 dias por causa da pandemia, para dar a oportunidade a todos os candidatos de contactarem com o eleitorado no terreno e divulgarem a sua mensagem sem qualquer condicionamento sanitário.