Hélder Sousa Silva: “Quem cuida dos nossos bombeiros?”

8 de fevereiro de 2021
PSD #bombeiros #corporacoesdebombeiros

Num artigo de opinião publicado pelo “Diário de Notícias”, Hélder Sousa Silva defende um “modelo de organização” que dignifique os bombeiros portugueses. A propósito do plano de vacinação contra a covid-19, que excluiu os bombeiros dos grupos prioritários, o Presidente dos Autarcas Social Democratas (ASD) entende que há um “longo caminho a percorrer” no que se refere à profissionalização dos corpos de bombeiros, mas é urgente aperfeiçoar o recrutamento, a formação, a carreira, o financiamento, a doutrina de atuação e a cadeia de comando dos soldados da paz.

“Assim, perante a crescente emergência de novos e diversificados riscos, facilmente se chega à conclusão de que deverá ser prioridade deste Governo, em articulação com as autarquias, implementar um modelo de organização próprio que enquadre os bombeiros de Portugal”, advoga do Presidente da Câmara Municipal de Mafra.

Hélder Sousa Silva lamenta as “muitas desconsiderações que os bombeiros têm sofrido, nas últimas décadas, por parte dos vários governos da República”, e pede igualdade de tratamento face a outros agentes de emergência e de proteção civil. “Então, pergunta-se: dada a ímpar importância dos serviços prestados pelos nossos bombeiros, por que é que não estão em pé de igualdade com os restantes agentes de proteção civil? Por que é que os corpos de bombeiros estão debaixo da alçada de um ‘organismo-chapéu’, que é a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)?”, interroga.

Hélder Sousa Silva considera “verdadeiramente preocupante a falta de enquadramento institucional” dos bombeiros. “Cuidemos daqueles que cuidam de nós. Este é um urgente imperativo nacional”, conclui.