Eleições diretas: PSD permite o voto em mobilidade e disponibiliza “site” de pagamento de quotas ao segundo

22 de outubro de 2021
PSD diretas eleicaodireta votoemmobilidade pagamentodequotas 39congresso

O Partido Social Democrata promove, pela primeira vez, em eleições internas o voto em mobilidade, que estará disponível já na eleição de 4 de dezembro de 2021. Quer isto dizer que o militante que esteja deslocado em qualquer outra zona do país não perde a oportunidade de exercer o direito de voto, bastando apenas seguir o procedimento que a seguir se expõe.

Assim, entre 5 e 12 de novembro, o militante eleitor pode solicitar, através do site https://militante.psd.pt, o exercício do direito de votar para a eleição do Presidente da CPN numa Secção diferente da Secção onde exerce a sua militância. Se, por exemplo, for militante no Norte do país pode votar no Sul ou nas ilhas, desde que nesse local exista uma mesa de voto.

Esta intenção é manifestada pelo próprio militante, autenticando-se exclusivamente com o cartão de cidadão ou com a chave móvel digital do cartão de cidadão no site acima referido.

A Sede Nacional, as sedes regionais e as sedes distritais do PSD passam a dispor de um leitor do cartão de cidadão, de modo a poderem auxiliar os militantes para o efeito.

A opção do militante só pode ser realizada entre os dias 5 e 12 de novembro de 2021 e a mesma é válida para a primeira e segundas voltas da eleição do Presidente da CPN.

Ao fazer esta opção do voto em mobilidade, o militante não pode voltar a alterar a mesma.

O militante que proceda desta forma deixa de constar no caderno eleitoral da secção onde milita e passa a constar em adenda ao caderno eleitoral da Secção que selecionou e validou, através do sítio na Internet disponibilizado pela Secretaria-Geral do PSD.

O exercício do direito de voto do militante em mobilidade processa-se, quanto ao mais, nos termos das demais regras estatuídas para os demais militantes, inclusivamente no que respeita ao dia da eleição.

Todas estas informações constam do Regulamento da Eleição do Presidente da CPN e do 39º Congresso Nacional, aprovado no Conselho Nacional de 14 de outubro de 2021.

À semelhança do que sucedeu pela primeira vez nas últimas diretas, há dois anos, o site do PSD disponibiliza toda a informação atualizada ao segundo sobre o pagamento de quotas.