Desafio António Costa a vestir “fato de reformista” na Constituição

10 de novembro de 2022
PSD revisaoconstitucional2022 constituicaoportuguesa leifundamental

Luís Montenegro desafia o Primeiro-Ministro a ser “reformista” na revisão da Constituição, para que a lei fundamental possa construir “uma sociedade mais justa e mais equilibrada” para as gerações futuras.

“Quero desafiar, olhos nos olhos, o dr. António Costa e o Partido Socialista para vestirem o fato de reformistas, de políticos modernos, que olham com décadas de distância, para que as gerações que vêm a seguir a nós possam ter mais qualidade de vida e bem-estar”, afirmou o líder do PSD.

Luís Montenegro, que falava esta quinta-feira, na abertura do Conselho Nacional do PSD, insta o PS a deixar “de estar tão concentrado nas confusões dos membros do Governo, na jogada política de notícia de hora a hora, olhe com ambição, com sentido de esperança nacional, de amor à pátria portuguesa para no futuro construir mais progresso, uma sociedade mais justa e mais equilibrada”.

O Presidente do PSD, que apresentou aos conselheiros nacionais as linhas principais do projeto de revisão constitucional social-democrata, acusa o PS de ser “um partido carrossel”. “O PS é relapso a aceitar as mudanças. (…) O PS [anda] sempre atrás do comboio do PSD e a querer entrar numa das carruagens para apanhar boleia e tratar aquilo que é importante para o país. O PS tem se de habituar à alta velocidade do PSD, eles [socialistas] adotam a postura de um partido tipo carrossel, que se diverte muito a andar à volta, mas nunca sai do sítio”, acusou.

Luís Montenegro lembra que, historicamente, o PSD tem sido o partido precursor e ambicioso dos processos de revisão constitucional, como aconteceu em 1982. Quarenta anos depois, o projeto do PSD, agora apresentado, contém 40 propostas e intitula-se "Realista, Reformista e Diferenciador”.