10 de Junho: Rui Rio termina visita dedicada às comunidades com anúncio de intercâmbio parlamentar com Moçambique

14 de junho de 2022
PSD PSD; comunidades; Moçambique

Rui Rio está hoje em Maputo, onde reúne com os representantes das principais instituições, tendo como objetivo contribuir para promover as relações com os países lusófonos e conhecer a situação das comunidades portuguesas em Moçambique.

A caminho da capital, o líder social-democrata reuniu com o presidente da Câmara de Chimoio, o luso-descendente João Ferreira. Neste encontro, ambos trocaram breves impressões sobre o trabalho das autarquias e falaram sobre a lei eleitoral. Neste caso, os mandatos são de cinco anos e os executivos camarários são maioritários, duas questões que têm estado em debate em Portugal. 

Rui Rio com João Ferreira

Já em Maputo, Rui Rio começou o programa com uma reunião com a Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias. Nesta ocasião, o Presidente do PSD fez um balanço da situação em Portugal e a Presidente da Assembleia da República de Moçambique destacou as boas relações entre os dois países e o apoio que tem recebido de Portugal. Rui Rio falou ainda do carinho que existe para com as comunidades em geral e para com Moçambique em particular, por razões históricas e culturais.

A Presidente da Assembleia da República de Moçambique anunciou ainda a visita de uma comissão parlamentar moçambicana dedicada à ética à Assembleia da República de Portugal na próxima semana, para troca de conhecimentos e boas práticas.

O deputado social-democrata Maló de Abreu mostrou total disponibilidade para ajudar Moçambique naquilo que entenderem ser útil, no âmbito da autonomia dos dois países. 

Neste encontro, Esperança Bias destacou a Educação e Saúde como as principais prioridades para se poder investir na área da agricultura, nomeadamente a nível de equipamentos e escoamento, que se constituem como a principal fonte de riqueza do país. Mencionou ainda que os desastres naturais e a guerra têm sido fortes obstáculos à estabilidade e desenvolvimento moçambicano e que o apoio financeiro e técnico disponibilizado por ONG’s e pelo Estado portugueses são ajudas determinantes.