Luís Filipe Menezes

Natural de Ovar

Presidente do PSD: 12 de outubro 2007 a 20 de junho 2008

Biografia

Licenciou-se em Medicina e Cirurgia na Universidade do Porto, especializando-se em Pediatria.

Dirigente político desde cedo, participou na fundação da Juventude Social Democrata, quando o PSD era liderado por Francisco Sá Carneiro.

Foi eleito deputado à Assembleia da República, em 1987 e 1995.

Entre 1990 e 2002, foi líder da Distrital do Porto do PSD.

No XII Governo Constitucional, dirigido por Aníbal Cavaco Silva, foi Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, entre 1991 e 1995.

Em 1997 foi eleito Presidente da terceira maior autarquia do país, Vila Nova de Gaia, tendo sido reeleito nos anos de 2001, 2005 e 2009, sempre com maiorias absolutas.

A 28 de setembro de 2007 vence as eleições diretas para a liderança do PSD, conseguindo 54% dos votos contra os 42,6% do então presidente, Marques Mendes.

É eleito Presidente da Comissão Política Nacional no XXX Congresso (15º Líder do PSD), em Torres Vedras, a 12, 13 e 14 de outubro. Luis Filipe Menezes torna-se o 15º Presidente do PSD e discursa sobre o desígnio "Ganhar Portugal".

Demite-se da presidência do PSD a 17 de abril de 2008. Convoca eleições diretas antecipadas para maio e anuncia que não se recandidata, voltando à Câmara Municipal de Gaia. No XXXI Congresso Nacional, realizado em Guimarães, nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2008, é sucedido por Manuela Ferreira Leite.