PSD quer ouvir o presidente da Altice e o responsável demissionário do SIRESP

16 de abril de 2021
Grupo Parlamentar siresp seguranca emergencia proteccaocivil

O PSD quer ouvir com urgência no Parlamento o presidente executivo (CEO) da Altice, Alexandre Fonseca, e o presidente demissionário do SIRESP, general Manuel Souto, para prestarem esclarecimentos sobre a manutenção e o futuro da rede de comunicações de emergência do Estado.

No requerimento que deu entrada esta sexta-feira, na Assembleia da República, e dirigido ao presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, os deputados sociais-democratas referem que, após a audição parlamentar de terça-feira do ministro da Administração Interna, “nos dias seguintes os factos desmentiram a aparente serenidade do Governo acerca do futuro do SIRESP, cujo contrato termina no final do próximo mês de junho, ou seja, em pleno verão e época de incêndios”.

Na quarta-feira, o presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, afirmou que sem um novo contrato a empresa não poderia manter o SIRESP e reiterou que o serviço cessa a 30 junho, se nada mudar. “Um dia depois destas afirmações ficamos a saber pela comunicação social que o presidente do SIRESP, o senhor general Manuel Couto, nomeado há pouco mais de um ano, renunciou ao cargo que abandonará já no final do corrente mês”, acrescentam os sociais-democratas.

Para o PSD, antes do final de contrato “será necessário o Governo tomar decisões, assegurar o interesse público, e garantir aos bombeiros e às autarquias, que já vieram manifestar a sua preocupação, o pleno funcionamento da Rede Nacional de Emergência a partir do dia 1 de julho”.

“Face à gravidade da situação, o grupo parlamentar do PSD considera urgente ouvir o presidente da Altice, Alexandre Fonseca, e o presidente demissionário do SIRESP, general Manuel Couto, no sentido de procederem aos necessários esclarecimentos quanto ao futuro do SIRESP”, justificam os deputados.