Portugal está na cauda da europa da criação do Certificado Digital Covid

9 de junho de 2021
Grupo Parlamentar Covid-19

O PSD acusa o Governo de inação e de ter colocado Portugal na cauda da europa da criação do Certificado Digital Covid. Numa declaração no Parlamento, Cristóvão Norte exigiu ao Governo que coloque o certificado digital covid-19 a funcionar em Portugal “o mais rapidamente possível”, considerando “extraordinário” que o país que preside à União Europeia não tenha ainda esta ferramenta disponível.

Para o coordenador do PSD na Comissão de Economia, “é extraordinário que Portugal, que é um dos países em que o turismo tem maior significado e que já registou mais de cem mil postos de trabalho perdidos na área, não tenha ainda a funcionar esse certificado”, isto apesar de estar neste momento a presidir ao Conselho da União Europeia.

Exigimos que o Governo, o mais rapidamente possível, coloque todas as energias para que esta peça fundamental para garantir a normalização dos fluxos turísticos entre rapidamente em vigor, sob pena de estarmos a desproteger famílias e empresas e a prejudicar a recuperação do país”, apelou.
Cristóvão Norte recordou que este certificado “já entrou em vigor” em nove países e que, dos 31 que manifestaram vontade de aderir, 26 já tinham ultrapassado a fase de ensaios. “Se o senhor Primeiro-Ministro vem dizer que ainda estão na fase de ensaios para verificação, significa que estamos na cauda da Europa numa ferramenta que é muito mais importante para nós do que para os demais países”, afirmou.

O social-democrata alertou ainda para “uma tese perniciosa” que está a ser difundida para justificar a retirada de Portugal da lista verde do turismo do Reino Unido, relacionada com uma variante nepalesa do novo coronavírus, com muitos poucos casos no país. Para Cristóvão Norte, a questão “tem de ser travada no domínio internacional e o país não pode admitir que uma tese tão perniciosa faça o seu caminho sem uma palavra firme de repúdio que defenda Portugal”.