Extinção do SEF: PSD acusa o Governo de “inconsciência absoluta”

22 de abril de 2022
Grupo Parlamentar SEF

O PSD acusou o Governo de “inconsciência absoluta” após mais um adiamento da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Em declarações aos jornalistas no Parlamento, o Vice-Presidente da bancada do PSD, André Coelho Lima, afirmou que esta decisão é uma “demonstração clara da inconsciência absoluta que o Governo tem daquilo que está a tentar pôr no terreno”.

De acordo com o deputado, o Governo aprovou o diploma para extinção do SEF em novembro do ano passado, com um prazo de 60 dias para entrar em vigor. Contudo, recorda Coelho Lima, “a seguir entrou novo pedido de alteração a propor mais 180 dias e, ao fim destes 180 dias, novo pedido de alteração sine die”.

Insistindo que esta decisão demonstra “falta de consciência” por parte do Governo, André Coelho Lima lembrou que em causa está a pulverização das competências do SEF por um conjunto de entidades, “em cima de uma crise de refugiados que estamos a viver, com mais de 30 mil refugiados ucranianos a entrar em Portugal”.

Para o social-democrata, este é “o maior exemplo do socialismo ao serviço do Estado. Uma atividade que está concentrada numa força polícia, que a tem feito com competência, vai ser dividido por 5 entidades. Tudo o que hoje é célere e eficaz vai passar a ser muito menos célere e eficaz”.