Descentralização: Fátima Ramos afirma que “a fraude socialista está a colocar autarcas contra autarcas”

27 de abril de 2022
Grupo Parlamentar Descentralização

O PSD acusou hoje o governo de “colocar autarcas contra autarcas” no processo de descentralização de competências, que classificou como uma “fraude socialista” e a perda de uma “oportunidade histórica”.

“A fraude socialista no processo de descentralização e a sua ‘mão invisível’ na presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses está a colocar autarcas contra autarcas, enfraquecendo a organização. Já há quem ameace sair. Receamos a perda de força da Associação Nacional de Municípios”, afirmou a deputada social-democrata Fátima Ramos.

Numa declaração política em nome do PSD, a Vice-Presidente da bancada defendeu que “o centralismo é, sobretudo, uma marca socialista”.

“Um processo de descentralização de competências feito com lisura e transparência tinha tudo para ser um sucesso. Infelizmente, está a falhar. O Governo não cumpriu condições nem prazos. Perdeu uma oportunidade histórica, desrespeitou os autarcas e enganou os portugueses”, criticou.

Para o PSD, “descentralizar era inteligente, mas fica claro que a intenção do governo não foi uma verdadeira descentralização”.

A social-democrata defendeu ainda que “é urgente salvar o processo de descentralização, transformando-o numa ação democrática, justa e fundamental para o desenvolvimento nacional. Às autarquias deve ser dado verdadeiro reforço do seu poder de gestão. O processo de calculo das verbas a transferir tem de ser justo, claro e percetível por todos.”

Fátima Ramos concluiu a sua intervenção manifestando o “supremo interesse do PSD no fortalecimento do poder local, e também das suas associações representativas. Tudo vamos fazer para reforçar as competências e atribuições a nível municipal, para ter uma administração pública mais eficaz e uma verdadeira descentralização”, frisou.