Defesa: PSD chama ministra ao Parlamento mesmo que o PS não queira

14 de setembro de 2022
Grupo Parlamentar NATO seguranca ciberataque

O PSD vai requerer potestativamente a audição da ministra da Defesa Nacional, caso o PS rejeite os requerimentos para ouvir Helena Carreiras sobre o ciberataque que expôs documentos da Nato. 
“Há um mundo de questões por esclarecer. É do interesse do país que sejam esclarecidas pois está em causa a credibilidade do Estado português”, afirma o deputado Jorge Paulo Oliveira, depois de o PS ter pedido o adiamento da votação de vários requerimentos sobre o tema.
“É uma ‘práxis’ e um ‘modus operandi’ do PS que é mais ou menos transversal a todas as comissões parlamentares que sempre que há algum assunto incómodo ou que lhe causa embaraço, por razões que nós desconhecemos, existe uma ‘práxis’ de adiar requerimentos e chumbá-los na semana seguinte ou então apresentar um requerimento alternativo que justifique o chumbo dos requerimentos iniciais”, acrescentou o deputado.
Para o Grupo Parlamentar do PSD, está-se perante “uma situação de enorme gravidade, acrescida por implicar a segurança de Portugal e da Aliança Atlântica, ademais num difícil contexto de guerra da Ucrânia”. Nesse sentido, para além da ministra, o  PSD quer ouvir o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa e o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, aceitando um modelo de audição que preserve a “reserva de informação, a sensibilidade da mesma e que não comprometa as diligências que eventualmente estejam em curso”.