Corte de apoios alimentares às famílias: PSD chama Ministra ao Parlamento

8 de junho de 2022
Grupo Parlamentar Trabalho e Segurança Social

O PSD quer ouvir no Parlamento a Ministra do Trabalho sobre o corte do apoio alimentar a carenciados. Em declarações aos jornalistas, Nuno Carvalho abordou a notícia de que o Instituto de Segurança Social (ISS) instruiu centros distritais de todo o país para reduzirem o número de beneficiários do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) de 120 para 90 mil.

“O PSD vai apresentar ainda esta mesma tarde um requerimento para ouvir a senhora ministra do Trabalho e Segurança Social [Ana Mendes Godinho], e também a senhora presidente do Instituto de Segurança Social, bem como a Rede Europeia Anti-Pobreza e a própria DECO sobre esta matéria”, anunciou o coordenador do PSD na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão. Segundo Nuno Carvalho, “o primeiro espanto do PSD é que a senhora Ministra, até ao momento, esteja calada, esteja em silêncio” sobre um tema que disse ser “super relevante para o seu trabalho".

Os sociais-democratas pretendem assim que Ana Mendes Godinho se desloque ao parlamento para explicar "o porquê desta medida e o porquê de excluir famílias".

No que se refere às restantes entidades que o PSD pretende convocar, o deputado social-democrata defendeu que estas podem dar uma “informação bastante relevante” sobre o POAPMC numa altura em que, segundo disse, não se deve “estar apenas a discutir o erro do Governo ao excluir famílias”, mas também a analisar “a adaptação desta medida às atuais circunstâncias”.

“Estamos a viver tempos onde, de facto, a economia funciona de uma forma disruptiva e era fundamental que esta medida se pudesse adaptar às necessidades e não estar a fazer exatamente o contrário, que é excluir as pessoas que têm mais necessidades”, frisou.