Afonso Oliveira: “Onde está a economia neste Orçamento?”

23 de outubro de 2020
Grupo Parlamentar

Afonso Oliveira confrontou o Ministro das Finanças com a ausência de medidas concretas de apoio às empresas e à economia no Orçamento do Estado para 2021. Na audição do governante no Parlamento, o Vice-Presidente da bancada do PSD afirmou que, no momento em que Portugal mais precisava, o governo mostrou falta de “ambição e de capacidade” para responder a uma necessidade fundamental de apoiar a economia. “Onde está a economia neste Orçamento”, questionou o parlamentar.
O deputado afirmou, de seguida, não compreender como é que o Governo entregou no Parlamento o Orçamento sem que antes tenha feito a negociação prévia com os partidos da geringonça. “Esta é já uma das piores recessões da democracia portuguesa e o Orçamento entra no Parlamento e continuam as negociações. O que é que o senhor Ministro das Finanças e o Governo andaram a fazer durante os últimos 5 meses para que o Orçamento chegue aqui assim? Isto não é nenhum jogo de monopólio, não é nenhuma brincadeira, o assunto é demasiado sério.” Para Afonso Oliveira, parece que o Governo e os partidos que o suportaram durante 5 anos “estão a brincar com Portugal e com os portugueses”.
No entender do social-democrata, este é um tempo em que todos têm de assumir as suas responsabilidades, sem jogos táticos e de “olhos nos olhos” com os portugueses. Contudo, adianta, os portugueses assistem a uma luta na praça pública e a um “espetáculo inacreditável” entre o Governo e os seus parceiros. “Quando o país mais precisava de responsabilidade, recebe da geringonça amuos e táticas para ver quem salta mais rapidamente fora do barco”, assinalou.
A terminar, Afonso Oliveira insistiu que este é um mau Orçamento, que não resolve nenhum problema estrutural do país e que é um “mau remédio” para os problemas conjunturais que o país tem.