PSD questiona Governo sobre campo de treino destinado ao ensino de golfe na Base Naval do Alfeite

O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta ao Governo em que questiona o Ministro da Defesa sobre o campo de treino destinado ao ensino de golfe na Base Naval do Alfeite. 
No documento, o PSD relembra que “em março de 2021 foi noticiada a construção de um campo de golfe na base naval do Alfeite. Uma vez que a Marinha atravessa graves dificuldades orçamentais e problemas de operacionalidade dos seus navios, esta notícia gerou indignações nos meios militares e civis”. 
“A Marinha informou que o projeto não configura um campo de golfe, mas antes um campo de treino destinado ao ensino de golfe. Mais informou que esta construção constituiu uma medida de contenção e prevenção contra risco de incêndio entre duas infraestruturas críticas: os Depósitos de Combustível e o Centro de Comunicações de Dados e Cifra da Marinha. Sobre o aproveitamento deste espaço e as verbas gastas na sua construção, referiu a Marinha que contou com o apoio financeiro de entidades particulares com as quais tem protocolos de cooperação, não revelando, contudo, os valores envolvidos, bem como a sua origem”, referem. 
Os social-democratas acrescentam ainda que “o Ministro da Defesa Nacional, em resposta a esta Assembleia, referiu que esta era uma necessidade, já há muito identificada e que, à semelhança do que atualmente acontece com outras infraestruturas da Marinha na Base Naval do Alfeite, designadamente as piscinas e pavilhões desportivos, estas valências são partilhadas com a comunidade, para que, através dos Municípios, crianças e jovens possam usufruir deste espaço para a prática desta ou de outras modalidades desportivas”. 
“Relacionado com a construção do suprarreferido campo de treino, a recente divulgação de um recibo datado de julho de 2021, que revela a aquisição de 3.900 bolas de golfe pelo Comando Naval da Marinha Portuguesa, voltou a motivar várias indignações nos meios civis e militares”, alertam os deputados do PSD, que referem ainda que “sobre as verbas para esta aquisição, a Marinha voltou a referir que o apoio externo, nomeadamente financeiro, recebido pela Marinha – a exemplo do que acontece com outros projetos de âmbito desportivo e cultural, contempla a aquisição de equipamentos deste espaço, designadamente, entre outros, os mencionados no artigo. Não foi referido, contudo, que entidades ofereceram o referido apoio externo”. 

O PSD questiona: 
1.    Considerando que este campo de treino se situa entre duas infraestruturas críticas da Marinha e se encontra aberto à comunidade, quem assume a responsabilidade de segurança? Foram tomadas medidas adicionais de segurança?
2.    Sendo este descrito como um projeto de âmbito desportivo e cultural, foram equacionadas outras localizações para a sua construção?
3.    Que entidades participaram na construção deste campo de treino e na aquisição dos equipamentos associados? Quais os valores em causa?
4.    A Marinha portuguesa teve encargos na edificação deste projeto? Em caso afirmativo, quais os valores em causa?
5.    Não considera que esta situação prejudica a perceção que os cidadãos portugueses têm sobre as suas Forças Armadas?