PSD quer ouvir o Ministro do Ensino Superior no Parlamento

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento para que o Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior esclareça como vão ser resolvidos os atrasos clamorosos na execução do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior e que medidas urgentes vão ser adotadas para colmatar a insuficiência de camas nas residências estudantis no ano 2020/2021.

No documento, o PSD relembra que no dia 20 de setembro, "foi anunciada, pelo Governo, a disponibilização de mais de 4500 camas para alojamento de estudantes, através de acordos estabelecidos com a Movijovem e várias estruturas representativas de unidades hoteleiras e de alojamento local, de pousadas da juventude, alojamentos locais e hotéis." No entanto, "apenas esta semana estão a ser celebrados os acordos entre as partes intervenientes, de acordo com esclarecimento do MCTES, não se trata de camas a disponibilizar, mas correspondem a manifestações de interesse previamente demonstrados pelos associados das cinco associações representativas da hotelaria e alojamento local nacionais com quem foram assinados os protocolos".

"Feitas as contas, o acréscimo de camas em relação ao ano anterior é de apenas 208 camas, a nível nacional, e não as 4500 agora anunciadas e que afinal não são mais que “quartos virtuais”, lê-se.

O Partido Social Democrata reitera a "preocupação coma gravidade desta situação, dado que 42% dos alunos estão deslocados da sua área de residência".