PSD quer audição urgente da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 no Parlamento

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento para que a Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 seja ouvida, de forma conjunta, e com a urgência possível, na Comissão de Saúde e na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social.

No documento, o PSD refere que o Plano de Vacinação contra a Covid-19 entrou, esta semana, na 2ª fase de vacinação e os critérios de prioridade terão sofrido atualizações, de acordo com o que tem vindo a ser comunicado na imprensa. Contudo, “não consta de nenhuma norma da DGS qualquer referência a novos critérios, novas prioridades ou sequer alteração de patologias consideradas prioritárias”.

“Também não é do conhecimento público nenhuma versão atualizada do plano de vacinação contra a Covid 19 onde os critérios em vigor estejam identificados, nem tampouco a informação dada pela Direção geral de Saúde de que a vacina da AstraZeneca teria um limite inferior de idade para ser ministrada”, referem.

Os social-democratas concluem que “apesar da ausência de informação formal, alguns dos critérios parecem já ter sofrido alterações. O que poderá não acontecer de forma homogénea se a comunicação não for clara e transparente entre os vários agentes envolvidos”.