PSD condena decisão da Rússia

O PSD condena a decisão da Rússia de reconhecer a independência das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. Trata-se de uma violação do direito internacional, dos acordos de Minsk e do princípio do respeito pela integridade territorial dos Estados.

Nenhuma ordem internacional pode subsistir quando os Estados se sentem livres para colocar em causa a soberania de outros Estados e para alterar as fronteiras pela força. Defendemos sempre a diplomacia e a solução pacífica dos conflitos e continuamos a sustentar que é preciso evitar uma ainda maior escalada da situação, mas a comunidade internacional tem de deixar bem claro que há punições para que quem não cumpre as normas e as leis internacionais.

O PSD concorda, por isso, com a decisão da União Europeia de impor novas sanções à Rússia e destacamos o quadro de grande unidade europeia e transatlânticas que se tem verificado desde a primeira hora desta crise.

Lisboa, 22 de fevereiro de 2022
A Comissão Permanente Nacional do PSD