Rui Rio: “ministra da Justiça mentiu” e “não tem condições para exercer o cargo”

5 de janeiro de 2021
PSD #procuradoreuropeu #ministradajustica #psd

Rui Rio considera que a ministra da Justiça “mentiu” no caso que envolve as falsidades curriculares para favorecer um candidato a procurador europeu. O Presidente do PSD critica este “padrão de normalidade” de mentir aos portugueses do Governo, pelo que cabe ao Primeiro-Ministro tirar as devidas consequências. 

“É absolutamente inequívoco que a ministra da Justiça mentiu, quando disse, por exemplo, que não conhecia a carta que tinha as falsidades para influenciar o Conselho a decidir a favor do procurador que pretende e depois as próprias falsidades da carta. Isto é gravíssimo. Eu não tenho de pedir a demissão da ministra”, afirmou Rui Rio, esta terça-feira, à margem de uma visita à zona costeira entre Maceda e Furadouro, em Ovar, distrito de Aveiro.
 
Rui Rio entende, por isso, que a Francisca Van Dunem não tem condições para se manter no cargo e atuaria de outra forma se fosse responsável por um governo. “Para mim, uma pessoa que se comportou ou tem comportado não tem condições para exercer o cargo de ministra da Justiça. Esta é a minha opinião. Se fosse ministra de um governo meu, neste momento, ou se demitia ou tinha de ser demitida. Compete ao dr. António Costa decidir se demite ou não demite. Se não demite, como aparentemente, considera isto um padrão de normalidade”, disse.

O Presidente do PSD entende que este caso cria um embaraço para o país, num momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia. Rui Rio conclui que a atuação da ministra fere “a dignidade do Estado”.Um ministro não pode mentir assim. Isto é a dignidade do Estado que está em causa. O atual Primeiro-Ministro, aparentemente, acha que não, acha que assim está bem. Quem é a responsabilidade última? É do Primeiro-Ministro”, apontou.