Rui Rio: “internacionalização das empresas” abre caminho ao desenvolvimento

2 de março de 2021
PSD competitividade empresas novoaeroporto desconfinamento autarquicas

No final de uma reunião com o Fórum para a Competitividade, esta terça-feira, em Lisboa, Rui Rio declarou que o futuro da economia passa pelo incentivo à modernização das empresas, através de investimento público criterioso. “Deve haver um esforço de apoio à internacionalização das empresas, de apoio aos setores mais dinâmicos, aos setores exportadores, como forma de termos melhores empregos e melhores salários”, apontou.

Rui Rio considera que só deste modo será possível gerar empregos mais qualificados e mais bem pagos, ressalvando ainda que é “impossível ter um setor público rico num país pobre”. “Isto não quer dizer que se deva ignorar o setor público, mas numa percentagem diferente daquela que o Governo quer fazer”, especificou.

Aeroporto: PSD não faz leis à medida
Num comentário à decisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que indeferiu o pedido de apreciação prévia de viabilidade da construção do Aeroporto Complementar no Montijo, Rui Rio saúda a mudança de posição do Governo quanto às hipóteses de localização do futuro aeroporto.

Rui Rio diz que o PSD está disponível para alterar o quadro legal, desde que haja a preocupação de defender projetos de âmbito nacional e impedindo que determinado município trave projetos de cariz nacional. “Se o Governo pretende mudar a lei no sentido de que um único município não possa reprovar um projeto de dimensão nacional, nós estaremos de acordo com essa lei. Aquilo que não estávamos de acordo era mudar a lei para beneficiar um projeto em concreto, isso seria uma lei à medida. A partir do momento em que os projetos estão outra vez todos em aberto para se ver qual é o melhor, é o momento de repensar a lei”, referiu.

Desconfinamento depende de “indicadores técnicos” e não de datas simbólicas
No dia em que se assinala o primeiro ano após terem sido contabilizados os primeiros casos de infeção por covid1-19 em Portugal, Rui Rio defende o desconfinamento fundamentado por motivos técnicos. “Desconfinamos quando tivermos condições para isso. O desconfinamento deve iniciar-se quando atingirmos determinados indicadores que têm de ser estabelecidos. Não está em causa a Páscoa, mas que indicadores o País tem para desconfinar. Não é uma questão de dia, mas sim de condições”, explicou.

Rui Rio aponta como indicadores determinantes para iniciar o desconfinamento o número de internamentos em cuidados intensivos, os novos casos de infeção e o grau de testagem.

Autárquicas: o PSD vai escolher “para cada concelho o melhor candidato”
Sobre as eleições autárquicas, o Presidente do PSD sublinha que a preocupação é escolher “em cada concelho o melhor candidato”, com vista a “ganhar o maior número de câmaras possível”. Na quarta-feira, o Secretário-geral do PSD irá divulgar os nomes de mais 100 candidatos às eleições autárquicas.

“O processo está a andar ao ritmo que pretendemos. Na devida altura, apresentaremos também o Porto e outros capitais de distrito”, assegurou.