António Costa tem que dar explicações, Pedro Nuno Santos perdeu autoridade

26 de dezembro de 2022
PSD casotap governodeportugal

Miguel Pinto Luz acusa o ministro das Infraestruturas de não saber o que se passa na gestão da TAP e considera “revoltante” o caso que envolve a secretária de Estado do Tesouro.

“O ministro Pedro Nuno Santos não sabe o que se passa na TAP, não sabe como é gerida a TAP, não sabe como é gasto o dinheiro dos portugueses: os mais de três mil milhões de euros que foram colocados na TAP. E isto é muito grave”, afirma o vice-Presidente do PSD.

Miguel Pinto Luz entende que o Primeiro-Ministro “tem de prestar esclarecimentos” sobre a indemnização de 500 mil euros à atual secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, que rescindiu do cargo de administradora executiva da TAP.

Para Miguel Pinto Luz, “as notícias que vieram a público sobre esta indemnização (…) são revoltantes para todos os portugueses” e os esclarecimentos entretanto pedidos pelos ministros das Finanças e das Infraestruturas e Habitação à administração da TAP sobre o caso mostram que “os senhores ministros já não falam com a senhora secretária de Estado”.

Miguel Pinto Luz caracteriza como “grave” que o Governo tenha “uma secretária de Estado no Tesouro que é tida como a executora da redução da massa salarial da TAP em 25%, despediu trabalhadores, reduziu salários, e na hora da sua saída é altamente premiada pelos serviços prestados a Pedro Nuno Santos e ao PS”.

O vice-Presidente do PSD condena todo este caso “no plano ético e político” e salienta que a administração TAP “mentiu sobre a sua gestão”. “Basta deste desgoverno”, apontou.

“[Há] uma incapacidade quase crónica de prestar esclarecimentos. Só uma pessoa pode esclarecer esta situação: é o senhor Primeiro-Ministro”, insistiu.