Rui Rio: “PS votou contra” proposta do PSD de redução do IRS para os jovens

7 de setembro de 2021
PSD IRS novoaeroportodelisboa autarquicas2021

Esta terça-feira, em Castelo de Paiva, Rui Rio acusou o Governo de defender uma alteração no IRS para os jovens, uma medida apresentada pelo PSD e que o “PS votou contra”. “[António Costa] tem vindo a falar do IRS jovem, para os jovens pagarem durante cinco anos menos IRS. Essa [medida], à partida, se for tal como o Primeiro-Ministro tem dito, tem o nosso apoio, porque a proposta é nossa. Fizemos essa proposta no orçamento anterior e o PS votou contra por ser do PSD”, afirmou.

Sobre a revisão nos escalões do IRS, Rui Rio garantiu que “qualquer medida do Orçamento do Estado que o Primeiro-Ministro e o Governo anunciem”, o PSD esperará para “ver quando a proposta entrar no Parlamento”. “Tudo aquilo que possam ser propostas de redução da carga fiscal, que baixem aquilo que os portugueses têm de pagar de impostos, à partida, têm uma probabilidade muito grande de ter a nossa concordância”, acrescentou.

O líder do PSD acusa ainda António Costa de enganar os eleitores e de “ter os membros do Governo a fazer campanha” no terreno. “Aquilo que o Primeiro-Ministro e os membros do Governo fazem é, justamente, confundir a atuação do Governo com os objetivos do PS, que é ganhar votos para as eleições autárquicas. É usar o Governo para fazer campanha pelo Partido Socialista, para tentar iludir as pessoas, para que no domingo, 26 de setembro, votem no PS”, destacou.

Rui Rio critica também o “aumento indiscriminado, sem critério, de funcionários públicos”, por vezes para “servir clientelas” e de forma desajustada à realidade. “Temos de saber onde temos gente a mais e gente a menos. Temos de ter os serviços organizados em termos de produtividade. É possível organizar os serviços”, especificou. 
 

Aeroporto do Montijo: projeto está parado por causa de “uma lei feita no tempo de José Sócrates”

Rui Rio rejeitou ainda as acusações do Primeiro-Ministro de que o PSD é o responsável pelo “embargo” do aeroporto Montijo. “O aeroporto de Lisboa no Montijo reprovou, não por responsabilidade do PSD, isso é mentira. O projeto não avançou não por intervenção do PSD, mas por intervenção de uma lei que foi feita pelo PS no tempo de José Sócrates, que deu esse poder a duas câmaras do PCP”, afirmou.

Rui Rio discorda de qualquer alteração à lei destinada apenas para resolver um caso concreto. “Estamos disponíveis para mudar essa lei, não ad hominem, mas não para viabilizar uma situação concreta, como por exemplo, quando o PS e o PCP fizeram uma lei concreta para evitar que seis autarcas, cinco do PS e um do PCP, não possam responder em tribunal e perder o seu mandato, porque não cumpriram o que a lei dizia, e aí juntaram-se. (…) Uma lei dirigida a uma pessoa não é sequer própria do Estado de direito”, explicou.