Rui Rio: pretensão da IL de passar para o centro do Parlamento é “brincadeira de mau gosto”

10 de fevereiro de 2022
Grupo Parlamentar Parlamento votosemigracao

Rui Rio considera “uma brincadeira de mau gosto” a intenção manifestada pela Iniciativa Liberal (IL) para mudar de lugar no hemiciclo da Assembleia da República e passar a ocupar o “centro” no Parlamento, entre o PS e o PSD. “Não aceitaremos isso de forma alguma e julgamos que isto anda próximo de ser uma brincadeira de mau gosto”, afirmou.

Em declarações no Parlamento, esta quinta-feira, Rui Rio sublinha que o PSD discorda dessa “reivindicação” da IL e, por isso, deixou claro a posição do PSD na mais recente conferência de líderes. “A Iniciativa Liberal defende a privatização forte da economia: a privatização da Caixa Geral de Depósitos, da RTP, do Serviço Nacional de Saúde e da segurança social. Defende o exatamente o contrário do que defende o PCP. Do ponto de vista ideológico, é absolutamente indiscutível que a IL se situa à direita do PSD, que é, repito, um partido social-democrata. Relativamente a um Partido Social Democrata como o nosso, não podemos aceitar isso de forma alguma. Queria deixar clara e inequívoca a posição do PSD”, precisou.

Rui Rio entende ainda como “profundamente desagradável” o que se passou em torno do apuramento geral dos votos da emigração, em que a mesa de apuramento geral acabou por aceitar a reclamação do PSD e anulou os votos de 141 mesas, num total de 157 mil votos. “A lei é taxativa, tem que estar [cópia do documento de identificação do eleitor]”, destacou.

Rui Rio defende que se deve “olhar para a lei” e encontrar uma “solução expedita”, para que se evite este problema ocorrido também nas legislativas de 2019. “Apesar da reclamação do PSD, meteram esses votos [inválidos] dentro das urnas misturados com os outros votos. Criou esta situação desagradável, em que se têm que eliminar, não contar, pelo facto de os votos terem sido misturados”, explicou.

Sobre a liderança do grupo parlamentar do PSD ou as indicações do partido para cargos parlamentares, Rui Rio remeteu “para a altura própria” esses anúncios.