Numa pergunta à ministra da Saúde, os deputados do PSD criticam a “sobrelotação e a escassez de recursos humanos do serviço de urgência da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste”, situação que está a pôr em causa “o atendimento dos utentes do Serviço Nacional de Saúde que residem naquela região”. “As obras de remodelação e ampliação do serviço de urgência médico-cirúrgica da Unidade das Caldas da Rainha já deveriam ter terminado há cerca de um ano, levando a uma sobrelotação que fere os mais nobres princípios de dignidade daqueles que ‘desesperam’ durante horas e ou dias em macas nos corredores”, alertam os deputados.

O PSD refere ainda que determinados serviços, como o de Ortopedia em caráter de urgência, que, perante a incapacidade de resposta aos utentes, levou a que a referida valência passasse a ser assegurada pela unidade hospitalar de Torres Vedras. “Mas também o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC) dessa mesma unidade de Caldas da Rainha tem estado transitoriamente incapacitado de receber doentes urgentes/emergentes, por sobrelotação, o que acarretou inclusivamente a retenção de macas de Bombeiros e obrigou ao redireccionamento e encaminhamento das situações para outras instituições”, apontam.

Os parlamentares do PSD pretendem saber quando é que o Governo irá proceder ao reforço de pessoal no hospital das Caldas da Rainha, integrado no Centro Hospitalar do Oeste.

O PSD pergunta:

  1. Tem o Governo conhecimento da situação de sobrelotação do serviço de urgência da unidade de Caldas da Rainha, do Centro Hospitalar do Oeste?
  2. Que medidas tenciona o Governo fazer adotar para aumentar a capacidade de atendimento daquele serviço e em que prazos?
  3. Qual é o reforço de pessoal necessário para a unidade de Caldas da Rainha, do Centro Hospitalar do Oeste, especialmente para o respetivo serviço de urgência e para quando está prevista a concretização desse reforço?
  4. Qual é a data prevista para a conclusão das obras de remodelação e ampliação do serviço de urgência médico-cirúrgica da Unidade das Caldas da Rainha?