A secção temática do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia do Conselho Estratégico Nacional (CEN) promoveu, dia 10 de abril, na sede nacional, em Lisboa, uma conferência-debate subordinada ao tema “A reorganização do Ensino Superior em Portugal”.

Esta iniciativa, moderada por Rodrigo Gonçalves, contou com a presença da responsável nacional do CEN para o Ensino Superior e também candidata ao Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho, o ex-Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Professor Vicente Ferreira, e o coordenador distrital de Lisboa, Professor João Calado.

Foram abordados os principais desafios que se colocam ao Ensino Superior e ao universo do conhecimento, cujos principais destinatários são os alunos, os professores e as instituições: uma estratégia global, o uso das tecnologias, os modelos de financiamento, a harmonização formativa entre Universidades e Politécnicos e a Ética no ensino.

Num debate muito participado, que integrou especialistas e personalidades representativas da sociedade civil, deputados, ex-membros de governos e o Presidente da Distrital de Lisboa do PSD, Maria Graça Carvalho deixou a garantia de que o programa eleitoral do PSD às legislativas de 06 de outubro irá conter propostas concretas que promovam a qualidade do Ensino Superior, que continua a ser um dos principais motores da mobilidade social, conceito que faz parte do ADN social-democrata.

O PSD, através do CEN, já produziu dois documentos sobre esta área: Acesso ao Ensino Superior e Ensino Superior – Uma Estratégia para uma Década.