Tiago Moreira de Sá

Coordenador

Carreira

• Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
  • Investigador Integrado no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-UNL);
  • Coordenador do curso de Doutoramento em Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
  • Membro da Comissão Executiva do Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
  • Membro de várias associações profissionais e científicas, entre as quais, a International Political Science Association (IPSA), o LSE Ideas Africa International Affairs Program da London School of Economics (LSE), a Associação Portuguesa da Ciência Política (APCP), a Comissão Portuguesa do Atlântico (CPA) e a Associação dos Amigos do Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros (AAAHD);
  • Integra o projecto de investigação “Democracia em Tempos de Crise: poder e Discurso num jogo de três níveis”, coordenado pela Profª. Doutora Catherine Moury e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT: PTDC/IVC-CPO/2247/2014).
  • É comentador residente no programa Olhar o Mundo, da RTP 3, e faz regularmente análise de política internacional em vários meios de comunicação social.

Formação

• Doutorado em História das Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL.

• Autor dos livros:
    • História das Relações Portugal-EUA (1776-2015), Lisboa, Dom Quixote, 2016;
    • Política Externa Portuguesa, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 20015;
    • Carlucci versus. Kissinger. The USA and the Portuguese Revolution, Washington D.C., Lexington Books, 2011;
    • Os Estados Unidos e a Descolonização de Angola, Lisboa, Dom Quixote, 2011;
    • À Procura de um Plano Bilateral. A Fundação Luso-Americana e o Desenvolvimento de Portugal, Lisboa, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, 2010;
    • Os Estados Unidos da América e a Democracia Portuguesa, Lisboa, Instituto Diplomático, 2009;
    • Carlucci vs. Kissinger. Os EUA e a Revolução Portuguesa, Lisboa, Dom Quixote, 2008 (em co-autoria com Bernardino Gomes);
    • Os Americanos na Revolução Portuguesa, Lisboa, Editorial Notícias, 2004.