Rui Vinhas da Silva

Coordenador

Carreira

• É Professor Associado com Agregação do ISCTE desde Abril 2010, tendo sido Professor Associado (Senior Lecturer) (desde 2008) na Manchester Business School, Universidade de Manchester, Reino Unido (Professor Auxiliar desde 1999) e Research Fellow de 1998 a 1999 na mesma instituição;
  • Foi Presidente do COMPETE 2020 (dez. 2014-maio 2016);
  • De 1998 a 2010, ensinou nos programas de Full-Time e Executive MBA e PhD na Manchester Business School;
  • Através da Manchester Business School (1998-2010) efetuou dezenas de programas de formação de executivos e projetos de consultoria, designadamente nas seguintes organizações: PWC, Baskin Ridge, New Jersey (Abril 2008); AMAC (British senior military officers) (2000-2004); TACIS (Executivos de empresas Russas ministrado em Manchester) (2000-2002); e administração pública, Sunway University College, Port Dickson, Malásia (Maio, 2009);
  • Ministrou Programas de Mestrado ou de formação de executivos como Professor Convidado nas seguintes instituições entre 2000-2010: Universidade de São Paulo (Faculdade de Economia e Administração- MBA Varejo) (2000-2004); Instituto Superior Técnico (IST) (Mestrado de Logística, 2000-2005); Universidade Católica do Porto (MBA Atlântico, 2011); ISCTE-INDEG (vários Mestrados Executivos, 2000-2012), (2011); CADAP (Curso de Alta Direcção na Administração Pública) e CADAL (Curso de Alta Direcção na Administração Local) (INA) (2005); EDP (2011-2012); ADENE (Agência para a Energia), 2009 e 2010).
  • Foi Oficial da Força Aérea Portuguesa (1984-1988);
  • Trabalhou no setor bancário Canadian Imperial Bank of Commerce e Sottomayor Bank Canada (1989-1992).

Formação

• Licenciaturas em Gestão de Empresas (BAS), Marketing (BAS Honours) e Economia (BA) pela York University, Atkinson College (presentemente Atkinson Faculty of Liberal and Professional Studies), Toronto, Canada; MBA da Aston Business School, Reino Unido; Doutoramento e Pós-Doutoramento, Manchester Business School, University of Manchester, Reino Unido.
  • 2011, Provas Públicas de Agregação em Gestão de Empresas, Agregação, ISCTE;
  • 1998, Doctor of Philosophy (PhD), Doutoramento, Manchester Business School, University of Manchester, Reino Unido;
  • 1994, Master in Business Administration, MBA, Aston Business School, Aston University, Birmingham, Reino Unido;
  • 1992, Bachelor of Administrative Studies Honours (Marketing), Licenciatura, York University, Toronto, Canadá;
  • 1991, Bachelor of Arts (Economics), Licenciatura, York University, Toronto, Canadá;
  • 1991, Bachelor of Administrative Studies, Bacharelato, York University, Toronto, Canadá;
  • Foi Bolseiro da JNICT (100%) nos programas de doutoramento e pós-doutoramento.

Prémios, Condecorações e Distinções

• Venceu o “Teacher of the Year Award” do Mestrado de Marketing no ISCTE nos anos lectivos 2010-2011 e 2012-2013 (aqui co-eleito com outro).

Publicações

• Investiga e escreve sobre competitividade das nações, investimento direto estrangeiro, efeitos de país de origem, agregação de valor e branding;
  • Para além de artigos científicos publicou desde 2010 os seguintes livros:
    • “Competitiveness in the Real Economy: Value Aggregation, Economics and Management in the Provision of Goods and Services”, (2013), Gower Publishers, ISBN 978-140-946-122-7;
    • “A Competitividade das Nações no Século XXI: Um Roadmap Estratégico para a Economia Portuguesa” (2013) com Natália Teixeira, Caleidoscópio Editora ISBN 978-989-658-221-0;
    • “Os Novos Desafios da Economia Global: Uma Visão Crítica da Competitividade Nacional” (2010) Caleidoscópio Editora, Lisboa, ISBN 978-989-658-060-5.