Ricardo Baptista Leite

Porta-voz

Carreira

• Deputado à Assembleia da República, a cumprir segundo mandato (2011-presente), atualmente como membro coordenador do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Saúde;
  • Membro efetivo da Comissão de Saúde, da Comissão de Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas (CNECP), do Grupo de Trabalho Parlamento Digital e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Canadá;
  • Exerceu funções de Vice-Presidente da CNECP, Coordenador do Grupo Parlamentar de Trabalho de Acompanhamento da Problemática do VIH-SIDA, Membro do Grupo Parlamentar sobre População e Desenvolvimento e Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Canadá;
  • Fundador e Presidente da UNITE, uma rede global de parlamentares com a missão de eliminar o VIH/SIDA, as hepatites virais e outras doenças infeciosas, criada sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (UNAIDS);
  • Coordenador científico de Saúde Pública no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (sob a direção do Professor Doutor Alexandre Castro Caldas);
  • Assistente Convidado na Nova Medical School e Coordenador da Unidade Curricular de Saúde Sustentável na NOVA Information Management School (Postgraduate Program in Information Management and Business Intelligence in Healthcare);
  • Foi igualmente consultor médico durante quase uma década de uma empresa multinacional no campo das tecnologias de informação aplicadas à saúde e membro eleito do Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfis de ADN (2013-2017);
  • Entre 2015-2017 exerceu as funções de Vice-Presidente e depois Vereador da Câmara Municipal de Cascais com os pelouros de estratégia local de saúde, parcerias académicas, relações internacionais (incluindo diplomacia económica), juventude (Cascais Capital Europeia da Juventude 2018) e promoção de emprego. É atualmente membro eleito da Assembleia Municipal da Cascais (3º mandato);
  • Colaborações pro bono com diversas organizações de saúde e associações de doentes portuguesas e internacionais;
  • Fellow do Atlantic Council Millenium Fellowship e Fellow do German Marshall Fund Memorial Fellowship. Membro do European Leadership Network (www.europeanleadershipnetwork.org), European Young Leaders (Friends of Europe), European Young Leaders Forum (BMW Foundation), Emerging Leaders in Environmental and Energy Policy Network (ELEEP | The Atlantic Council), Chatham House (The Royal Institute of International Affairs) e alumni da ZEIT
    Stiftung – Fundação Gertúlio Vargas;
  • Fundador do CREATING HEALTH – Research and Innovation Funding, uma organização sem fins lucrativos, sediada na Universidade Católica Portuguesa, criada em 2015 com o intuito de apoiar instituições na captação de financiamento para projetos de inovação e investigação em saúde (http://creatinghealth.ics.lisboa.ucp.pt).

Formação

• Médico licenciado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo exercido atividade clínica durante 7 anos. Completou 5 anos de formação específica em infeciologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Hospital Egas Moniz) e foi estagiário da Direção Regional Europeia da Organização Mundial da Saúde (Copenhaga, 2011);
  • Doutorando em Saúde Pública e Sistemas de Saúde pela Maastricht University (Holanda);
  • Formação pós-graduada realizada em diversas instituições académicas incluindo Johns Hopkins University, Harvard Medical School, Harvard Kennedy School of Government, AESE, entre outras.

Prémios, Condecorações e Distinções

• Premiado pelo ‘Economist Intelligence Unit’ como ‘HCV Change Maker’ (2016) em reconhecimento pelo seu trabalho político e académico em prol da eliminação da hepatite c. Título atribuído unicamente a 6 pessoas à escala global.

Publicações

• Autor principal do livro “Cidadania para a Saúde” (2015) o qual incide sobre a importância do papel dos cidadãos na promoção da saúde;
  • Primeiro autor do livro “Consenso Estratégico para a Gestão Integrada da Hepatite C em Portugal” (2014), entre outras publicações.