José Cesário

Natural de Viseu

Coordenador das Comunidades Portuguesas: 3 de julho 2022 até ao presente

Biografia

Licenciado em Administração e Gestão Escolar através de Diploma de Estudos Superiores Especializados, foi professor do Ensino Básico, membro da Direção do Sindicato de Professores da Zona Centro e fundador da Associação Nacional de Professores do Ensino Básico.

Da III à XIII legislatura foi Deputado à Assembleia da República, tendo sido reeleito na XIV Legislatura. Durante este período presidiu à Subcomissão Parlamentar de Desporto na VI Legislatura, foi Secretário da Mesa da Assembleia da República na VI e VIII Legislaturas e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD na XIII Legislatura.

Assumiu o cargo de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no XV, XIX e XX Governos Constitucionais e da Administração Local no XVI Governo Constitucional.

Exerceu as funções de membro da Assembleia Municipal de Viseu e de Cinfães.

Foi Secretário-Geral Adjunto do PSD de 1988 a 1990.

Condecorações e Louvores: Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul da República Federativa do Brasil, Oficial da Ordem do Mérito do Grão-Ducado do Luxemburgo e Medalha de Mérito Municipal de Viseu.