José Manuel Moura

José Manuel Moura da Secção Temática Segurança e Proteção Civil do CEN

Vice-Coordenador Segurança e Proteção Civil - CEN

Biografia

Licenciatura em Gestão, pela Universidade Lisboa. Doutorando em Ciências do Risco, no programa Doutoral Território, Riscos e Políticas Públicas, programa conjunto das Universidades Coimbra, Lisboa e Aveiro, a decorrer na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Diretor Delegado, equiparado a dirigente intermédio 1o grau dos serviços municipalizados da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, após procedimento concursal, desde julho de 2018 à presente data.

Nomeado Perito para o Observatório Técnico Independente, criada pela Assembleia da República pela Lei -56/2018 de 20 de agosto e pelo Despacho do Presidente da Assembleia da República 95/XIII, de 13 de setembro de 2018.

Nomeado Perito para a Comissão Técnica Independente criada pela Assembleia da República pela Lei 109-A/2017 de 14 de dezembro e pelo despacho do Presidente da Assembleia da República no 10998-A/2017, de 14 de dezembro para análise dos incêndios que ocorreram entre 14 e 16 de outubro de 2017 em Portugal continental.

Nomeado Perito para a Comissão Técnica Independente, criada pela Assembleia da República pela Lei 49-A/2017 de 10 de julho e pela Resolução da Assembleia da República 147-A/2017, de 11 de julho, para análise dos incêndios que ocorreram em Pedrógão Grande e concelhos limítrofes.

Comandante Operacional Nacional do Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, desde dezembro de 2012 até 02 de janeiro de 2017, equiparado a Subdiretor geral.

Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Leiria da Autoridade Nacional de Proteção Civil, de janeiro de 2004 a dezembro de 2012, equiparado a Diretor de Serviços.

Professor do Ensino Superior (equiparado a Professor Adjunto) no Instituto Politécnico de Leiria, lecionando no 3o ano da Licenciatura de Proteção Civil desde 2006 a 2016 e na Pós-Graduação em Trauma e Emergência, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.