Graça Carvalho

Natural de Beja

Coordenadora do Ensino Superior, Cultura e Ciência - CEN

Biografia

Membro do Parlamento Europeu (2019-2024). Durante o seu anterior mandato enquanto deputada ao Parlamento Europeu (2009-2014), foi nomeada relatora do Programa Específico de Implementação do HORIZON 2020. Em 2011, recebeu o Prémio de melhor MEP na área da Ciência e Inovação.

Foi Conselheira do Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação, bem como Conselheira Principal do presidente da Comissão Europeia.

Foi Ministra da Ciência e Ensino Superior do XV Governo Constitucional de Portugal e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional.

Maria da Graça Carvalho é Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico e tem 30 anos de experiência nas áreas da energia, alterações climáticas e política de ciência, tecnologia e inovação. Foi membro do Conselho de Diretivo e Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico, além de ter sido membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Maria da Graça Carvalho é membro de 22 associações científicas nacionais e internacionais e membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA), da Academia Mundial de Arte e Ciência (WAAS). Foi Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Real de Engenheiros de Espanha e fundadora da Academia Portuguesa de Engenharia.

Maria Graça de Carvalho, Coordenadora Nacional da secção temática Ensino Superior, Cultura e Ciência

Vídeo de apresentação de Graça Carvalho