Francisco Proença Garcia

Natural de Almeida

Vice-Coordenador Defesa Nacional - CEN

Biografia

É Professor Associado com Agregação no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Universitário Militar, Visiting Academic University of Saint Joseph /Macau.

Entre outras funções, foi representante nacional na Science and Technology Organization/North Atlantic Treathy Organization (2014-16), Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados da Academia Militar (2014), Adjunto do General-Chefe do Estado-Maior do Exército (2011-14); Conselheiro Militar junto da Delegação Portuguesa na Organização do Tratado Atlântico Norte e da Agência Europeia de Defesa (2008-11), Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Comunicação Empresarial (2013); Vice-presidente do Centro de Investigação do Exército (2002 e 2014), Oficial de Planeamento do Quartel-General do Comando do Setor Central da PKF/UNTAET em Timor-Leste (2001) e Secretário-Geral da Academia Internacional da Cultura Portuguesa/Ministério da Cultura.

Atualmente é Diretor da Sociedade de Geografia. No Instituto de Estudos Políticos é Dean for Faculty e coordena os Programas Avançados e os cursos com Angola Moçambique e Cabo Verde.

Tem 10 livros e várias dezenas de artigos científicos publicados nas áreas das Relações Internacionais, Geopolítica, Estudos de Segurança e Estudos Africanos.