Educação e Desporto

educação desporto

Educação e Desporto

A secção temática do CEN dedicada à Educação e Desporto compreende todos os domínios das políticas relacionadas com a educação e o desporto desde a primeira infância até ao fim da escolaridade obrigatória. A temática do Desporto abrande ainda todas as modalidades e organizações, desde o desporto escolar ao movimento associativo e à participação de Portugal nos grandes eventos internacionais.

Os principais temas que desenvolvemos nesta secção, em termos de análise e de conceção de políticas públicas, são os seguintes:

• Qualidade e equidade no desenvolvimento do sistema educativo como fator de desenvolvimento humano e de acesso a níveis mais elevados de bem-estar;
  • Condições de acesso e de benefício de melhores oportunidades de valorização pessoal, social e profissional através da educação, da cultura e do desporto;
  • Valorização da profissionalidade docente como condição indispensável à qualificação dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Maior integração das instituições educativas nos processos de desenvolvimento das comunidades locais e melhor articulação do sistema de ensino com o desenvolvimento estratégico de Portugal.

Fale connosco, contribua com ideias e soluções