PSD questiona Governo sobre apoios aos portugueses residentes no estrangeiro que se encontram em dificuldades económicas

O Grupo Parlamentar do PSD entregou hoje uma pergunta dirigida ao Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros a propósito do apoio a portugueses que se encontram em dificuldade económica no estrangeiro.

No documento, os social-democratas chamam a atenção para o facto de alguns portugueses que se encontram na Suíça já terem tido necessidade de recorrer à ajuda alimentar, na sequência da crise provocada pela pandemia do Coivid-19. “O alerta foi lançado por representantes das comunidades neste país, que afirmaram ter visto muitos portugueses a irem buscar os cabazes de ajuda alimentar numa iniciativa solidária que decorreu em Genebra”, lê-se.

O PSD alerta ainda que “esta é uma situação grave e que vem exatamente ao encontro dos apelos que o Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata tem feito ao Governo no sentido de reforçar os apoios sociais às comunidades portuguesas que têm vindo a passar por maior dificuldade, situação ainda mais agravada pelo surto viral que o Mundo teve de enfrentar. Este alerta que foi agora lançado em relação à Suíça não é, infelizmente, um caso isolado, pois existem várias outras comunidades quer na Europa, quer fora da Europa, que, mesmo sem se saber ainda totalmente os efeitos desta crise, passam também por dificuldades económicas com muitos portugueses sem trabalho”.

O PSD questiona:

1. Tem o Governo conhecimento desta situação na Suíça em que muitos portugueses se vêm obrigados a recorrer à ajuda alimentar distribuída pelas autoridades locais?
  2. Tem o Governo conhecimento de outras situações idênticas noutras comunidades portuguesas?
  3. Que medidas tem o Governo preparadas para apoiar estes portugueses que se encontram em maior dificuldade económica nas nossas comunidades em resultado da pandemia do Covid-19?