O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento em que solicita a audição da ex-gestora do PDR2020, Gabriela Freitas, na Comissão de Agricultura e Mar.

No documento, o PSD esclarece que “tomou conhecimento da opção governativa de afastar a atual equipa gestora do PDR 2020 (Programa de Desenvolvimento Rural 2020), numa altura crucial de encerramento do respetivo programa, face aos novos e complexos desafios que a crise económica do COVID-19 veio trazer ao investimento agrícola” e afirma que “a opção da Ministra da Agricultura, embora legítima, levanta dúvidas quanto à oportunidade”.

Em causa, para os social-democratas, está a “estabilidade das respostas criada no PDR 2020 em resposta à crise económica do COVID-19” e o facto de “o PDR2020 se encontrar na fase final”, sendo por isso “crucial imprimir elevado esforço técnico e experiência na sua conclusão. Por último, estando previsto a manutenção da equipa em causa até 2022, não se alcança a necessidade de alteração repentina e parece não coincidir com as orientações de estabilidade e responsabilidade financeira”.