Foi hoje chumbada a proposta do PSD para a criação de uma subcomissão parlamentar para acompanhar a situação nos lares durante a pandemia, com votos contra do PS e abstenção do PCP. Para os social-democratas, o trabalho desta subcomissão seria muito importante para encontrar novas formas de combater o vírus e proteger a população.

Em conferência de imprensa, os Vice-Presidentes da bancada do PSD, Ricardo Baptista Leite e Clara Marques Mendes, afirmaram que “há um conjunto de matérias que suscitam uma enorme preocupação por parte do PSD e que deveriam ser alvo de uma discussão aprofundada e de acompanhamento no âmbito da subcomissão que o PSD propôs, mas que foi rejeitada.”

No dia em que as ministras da Segurança Social e da Saúde foram ouvidas no Parlamento sobre a situação dos lares e, em específico, a tragédia que ocorreu no lar de Reguengos, Clara Marques Mendes revelou que, no final da reunião, os deputados do PSD ficaram “menos esclarecidos e mais preocupados”.

A deputada referiu-se ao relatório que o Governo enviou ao Parlamento, um relatório que, de acordo com Ministra e o Primeiro-Ministro, foi o documento enviado ao Ministério Público e mandado fazer após o surto em reguengos. Contudo, revela a parlamentar, “estamos perante um relatório produzido em julho, mas que se reporta a ações de acompanhamento que ocorreram em março, ou seja, antes do surto”.

O PSD insistiu ainda na importância de se fazer um levantamento dos lares ilegais em Portugal, e já apresentou um projeto de resolução, que será debatido em breve, sobre o tema. Ao contrário do que o Governo tinha dito, recorda Clara Marques Mendes, o Governo continua sem realizar esse levantamento e sem atuar.

Já Ricardo Baptista Leite recordou outra promessa do executivo que continua sem ser concretizada: a criação de Brigadas para intervir em lares. “O Primeiro-Ministro disse que tinham sido criadas brigadas que estariam operacionais para resposta aos lares e que estariam operacionais até ao final do mês. Hoje, questionada pelo PSD, a Ministra da Segurança Social confirmou aquilo que já tínhamos ouvido no terreno: estas brigadas não foram criadas”, disse.

O vice-Presidente da bancada do PSD apelou a que essas brigadas sejam criadas rapidamente e apelou ao Governo a reforçar os meios financeiros dos lares para a contratação de médicos e enfermeiros.