Miguel Albuquerque

Funchal, 4 de maio de 1961

Presidente do Governo Regional da Madeira desde 20 de abril de 2015
Miguel Filipe Machado de Albuquerque foi eleito deputado pelo PSD em 1988 e em 1992. Presidiu à JSD Madeira entre 1990 e 1992, pertencendo durante aquele período à Comissão Política Nacional da JSD.

Depois de deixar a liderança da JSD Madeira, foi eleito Secretário-geral Adjunto do PSD Madeira, entre 1992 e 1995.

Licenciado em Direito, exerceu a sua atividade profissional entre 1986 e 1993, altura em que deixou a advocacia para concorrer como número 2 da Lista do PSD Madeira à Câmara Municipal do Funchal. Em setembro de 1994, tornou-se presidente da Câmara Municipal do Funchal, sendo reeleito em 1997, 2001, 2005 e 2009, sempre com maioria absoluta. Entre 1994 e 2002, foi Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e membro do conselho directivo da Associação Nacional de Municípios.

Conta ainda no currículo com funções desempenhadas como Vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional, Vice-Presidente do PSD/Madeira e administrador fundador da Fundação Social Democrata da Madeira.
Em dezembro de 2014, candidata-se pela segunda vez à liderança do PSD Madeira, vencendo desta feita com 64% dos votos, à segunda volta.

Toma posse como Presidente do PSD Madeira a 10 de janeiro de 2015 e concorre como cabeça-de-lista do PSD Madeira às eleições legislativas regionais de 29 de março de 2015.