Maria da Graça Carvalho é candidata a Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, cuja eleição decorre na reunião do Conselho Geral do Instituto  A eurodeputada do PSD candidata-se a liderar esta estrutura social-democrata, cujo trabalho assenta não só na formação de quadros como na produção de ideias, através de debates e seminários, honrando sempre os princípios fundadores do partido e o legado de Francisco Sá Carneiro.

Nos últimos dois anos integrou a Comissão Política Nacional liderada por Rui Rio e, como Coordenadora do Conselho Estratégico Nacional, foi a principal responsável pela elaboração do programa eleitoral do partido para as áreas do Ensino Superior, Ciência e Inovação.

Maria da Graça Carvalho foi igualmente membro da Unidade “Mecanismo de Aconselhamento Científico” da DG Ciência e Inovação da Comissão Europeia. Anteriormente, Conselheira do Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação, bem como Conselheira Principal do presidente da Comissão Europeia, sendo responsável pelas áreas da ciência, ensino superior, inovação, energia, meio ambiente e alterações climáticas. Foi ainda Ministra da Ciência e Ensino Superior do XV Governo Constitucional de Portugal e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional, e Diretora Geral do GRICES – Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior.

É Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico (Faculdade de Engenharia da Universidade de Lisboa) e tem 30 anos de experiência nas áreas da energia, alterações climáticas e política de ciência, tecnologia e inovação. A sua biografia completa está disponível aqui.

Ciência e Inovação ao serviço das pessoas e do planeta”, “Energia limpa para todos”, “Uma sociedade digital mais humanizada” e “Direitos das mulheres, igualdade de género” são algumas das causas a que se dedica hoje em dia.