José Manuel Moura

Porta-voz

Carreira

• Técnico Superior do quadro de pessoal da Direcção-Geral da Administração e Emprego Público, com desempenho de funções na Divisão de Planeamento e Gestão, desde janeiro de 2017;
  • Nomeado Perito para a Comissão Técnica Independente para análise dos incêndios que ocorreram entre 14 e 16 de outubro de 2017 em Portugal continental, criada pela Assembleia da República pela Lei 109-A/2017 de 14 de dezembro e pelo despacho do Presidente da Assembleia da Republica nº 10998-A/2017, de 14 de dezembro;
  • Nomeado Perito para a Comissão Técnica Independente, criada pela Assembleia da República pela Lei 49-A/2017 de 10 de Julho e pela Resolução da Assembleia da Republica 147-A/2017, de 11 de julho;
  • Comandante Operacional Nacional do Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, desde dezembro de 2012 até 02 de janeiro de 2017, equiparado a Subdiretor geral;
  • Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Leiria da Autoridade Nacional de Proteção Civil, de janeiro de 2004 a dezembro de 2012, equiparado a Diretor de Serviços;
  • Nomeado Coordenador de Agrupamento das forças (COAG AGRUF02) constituído pelos distritos de Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Coimbra, Viseu e Guarda, em maio de 2011 pela NOP 2203;
  • Professor do Ensino Superior (equiparado a Professor Adjunto) no Instituto Politécnico de Leiria, leccionando no 3º ano da Licenciatura de Protecção Civil desde 2006 e na Pós-Graduação em Trauma e Emergência, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria;
  • Chefe de Divisão do Meio Ambiente na Câmara Municipal das Caldas da Rainha (maio 2001 a janeiro de 2004);
  • Técnico Superior do quadro de pessoal da Direcção-Geral da Administração e Emprego Público, com desempenho de funções no Departamento de Planeamento, auditoria e de Recursos Humanos e na Divisão de Politica de Emprego Público (fevereiro de 2000 a maio de 2001);
  • Chefe de Secretaria, com a categoria de Chefe de Divisão na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, sendo responsável pela área Administrativa e contabilística (maio 1981 a janeiro 2000);
  • Experiência profissional relevante nas áreas de assessoria fiscal, financeira e contabilística.

EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO INTERNACIONAL

• Perito internacional certificado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil e pelas Nações Unidas, tendo participado em várias missões internacionais no âmbito da proteção e socorro, como perito avaliação e coordenação e como team leader, participou ainda em visitas técnicas, em cursos de certificação internacional como formando, como formador internacional, em exercícios internacionais, em fóruns e programas internacionais, nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chile, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos América (nos Estados de Washington DC, Maryland, Virgínia, New Jersey, Connecticut, Califórnia, Idaho, New York, Florida) França, Guiné, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Moçambique, Polónia e Suécia.

Formação

• Doutorando em Ciências do Risco, no programa Doutoral Território, Riscos e Políticas Públicas, programa conjunto das Universidades Coimbra, Lisboa e Aveiro, a decorrer na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra;
  • Pós-Graduado em Gestão de Sistemas de Informação das Organizações, Estatística e Análise de Dados, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra;
  • Licenciatura em Gestão, pela Universidade Lisboa.

FORMAÇÃO ESPECÍFICA

• Curso de Auditor de Defesa Nacional. Frequência de vários cursos, seminários, Workshops, na qualidade de Comandante Operacional Nacional, de Comandante Operacional Distrital, de Coordenador Distrital e de Comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, no âmbito do planeamento de operações e gestão de emergências, segurança contra incêndios, gestão organizacional, técnicas de Estado-Maior, sistemas e tecnologias de informação e comunicação, sistema de coordenação, Comando e controlo. Vários cursos profissionais, informática, técnico superior estagiário e outros no âmbito da Administração Pública. Palestrante convidado para vários seminários e fóruns no âmbito da Segurança aos mais variados níveis, NBQ, Bombeiros, Protecção Civil, Catástrofes.

Condecorações, Louvores e Distinções

• Medalha de Mérito Cívico e Humanitário, atribuída por unanimidade da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, distinguindo o desempenho como Comandante Operacional Nacional. Caldas da Rainha, 15 de maio de 2017;
  • Louvor, atribuído por sua Excelência a Ministro da Administração Interna, em 17 de abril de 2017, com o nº 146, publicado no Diário Republica, 2ª série nº 90, em 10 de maio de 2017;
  • Louvor, atribuído por sua Excelência o Ministro da Administração Interna, em 10 de novembro de 2015;
  • Referência elogiosa por sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Interna, conforme despacho 13569/2015 de 10 de Novembro de 2015;
  • Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, grau prata e distintivo laranja, atribuído por sua Excelência o Ministro da Administração Interna, em 24 de junho de 2011;
  • Louvor, atribuído por sua Excelência o Secretário de Estado da Protecção Civil, em 16 de outubro de 2009;
  • Louvor, atribuído por sua Excelência o Secretário de Estado da Protecção Civil, em 31 de janeiro de 2008;
  • Medalha de Mérito Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, 15 de maio de 2005;
  • Medalha Grau Ouro – Serviços Distintos, atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses, janeiro de 2000;
  • Louvor, atribuído pelo General Governador Militar de Lisboa, no cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, em 10 de dezembro de 1985.