De acordo com o VoteMatch, um “think tank” dedicado aos assuntos da União Europeia, José Manuel Fernandes, eurodeputado eleito pelo PSD, é o sétimo mais influente do Parlamento Europeu.

Numa escala que avalia os eurodeputados de 0 a 100, José Manuel Fernandes obtém a avaliação de 81,3 pontos. “Em sétimo lugar, está José Manuel Fernandes (PPE) graças, entre outras conquistas, ao seu papel de liderança em vários assuntos políticos relativos aos recursos próprios da UE e ao fundo de solidariedade da União Europeia”, refere a nota informativa do “Índice de Influência 2020: Top 100 dos eurodeputados mais influentes politicamente”.

Este “ranking” avalia, anualmente, a influência política de cada eurodeputado, combinando fatores qualitativos e quantitativos, tais como a liderança, o desempenho, o “network”, relatórios apresentados, cargos exercidos, a capacidade de alcançar pessoas, entre outros.

A Comissão Política Distrital do PSD de Braga, região de onde é originário o eurodeputado, já felicitou José Manuel Fernandes, “que tem sido incansável na sua função, tendo o distrito e Portugal contado sempre com a sua atenção”.