Defesa Nacional

defesa nacional

Defesa Nacional

O CEN Defesa Nacional é a secção temática do Conselho Estratégico Nacional do PSD para a área de governação da Defesa Nacional, a qual, visa garantir a unidade e soberania do estado, a defesa do seu território, a independência da nação e a liberdade e segurança das populações perante qualquer agressão ou ameaça externa.

Analisa e debate por isso, medidas que concretizam esses objetivos, nomeadamente:

• Revisão da conceptualização sobre Defesa Nacional, Segurança Nacional, Segurança Interna, Proteção Civil e Informações Estratégicas e de Defesa;

• Articulação das Políticas de Defesa Nacional com as de Segurança Interna e de Proteção Civil;
  • Análise das condições que garantam melhor e mais eficaz coordenação e direção da Forças Armadas em tempo de paz ou de guerra;

• Análise de problemas urgentes e emergentes, a saber: escassez de meios humanos e equipamentos para um cumprimento cabal dos objetivos Constitucionais atribuídos às Forças Armadas; Grau de cumprimento dos programas inscritos na Lei de Programação Militar; Reforço das condições necessárias ao apoio que as Forças Armadas dão às populações em geral e no combate a vulnerabilidades, designadamente, fogos florestais, pandemias, ação sanitária, busca e salvamento, ou seja, às atividades que se designam por “Segurança Humana”.

Fale connosco, contribua com ideias e soluções