Filipa Roseta

Porta-voz

Carreira

• Vereadora da Câmara Municipal de Cascais com os pelouros de Gestão Territorial, Inteligência Territorial e Ordenamento do Território (desde Outubro de 2017);
  • Anteriormente, foi Professora Auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa – FAUL (desde 2009), investigadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design – CIAUD (desde 2009), e membro da Research Academy – European Association for Architectural Education – RA-EAAE (desde 2017);
  • Esteve na Vice-Presidência do Conselho Científico da FAUL (2014-2016), distinguida com um Louvor pelo exercício destas funções, e co-fundação de Roseta Vaz Monteiro Arquitetos, com Francisco Vaz Monteiro, onde elaborou o projecto do Centro Comunitário e Igreja da Boa Nova, no Estorilsilva. A obra da Boa Nova foi galardoada com o prémio IFRAA-AIA, do American Institute of Architects (EUA, 2014) e o prémio “Abitare il Mediterraneo” atribuído pela União de Arquitetos dos países do Mediterrâneo (Itália, 2013), tendo ainda sido exibida nos EUA e em Itália e incluída em diversas publicações de arquitetura (EUA, China, Itália, Suíça, Alemanha, Turquia, Espanha e Portugal).

Formação

• Doutorada pelo Royal College of Art, em Londres, com a tese sobre “Avenidas Modernas”, um estudo comparativo entre Paris, Londres e Lisboa elaborado com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian (2005-2009);
  • Concluiu o Mestrado em Cultura Arquitectónica Contemporânea na FAUL (1998-2001);
  • O Diploma em Arquitetura, na FAUL, foi distinguido com o prémio “Quelhas dos Santos” atribuído ao aluno com a média mais elevada de 1996 (1991-1996);
  • Frequentou Ensino secundário na American International School of Lisbon onde foi distinguida com o prémio “Academic Excellence” atribuído ao aluno finalista com a média mais elevada de 1991 (1985-1991).

Publicações

• Autora de diversas publicações, nacionais e internacionais, nas áreas da Arquitetura e Desenho Urbano, focando nos temas da modernidade, sustentabilidade, ensino e inovação.