Falcão e Cunha

Carreira

• Professor Catedrático da FEUP;
  • 2014: Diretor da FEUP;
  • 2018: Diretor UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto;
  • Áreas de atividade profissional: Sistemas de Informação, Planeamento Operacional de Transportes, Interacção Pessoa Computador, Engenharia Informática;
  • 2013: Delegado de Portugal ao Programa da União Europeia Horizonte 2020, Desafio Societal 4 – Transportes Inteligentes, Ecológicos e Integrados;
  • 2010-2014: Director Científico do IBM CAS Portugal: Center for Advanced Studies, Enterprise Engineering and Management; IBM, FEUP, INESC Porto, INEGI e IDMEC Pólo FEUP;
  • 2006-2014: Diretor do Programa de Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão da FEUP;
  • 2003-2014: Diretor do Programa de Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da FEUP;
  • 2003-2014: Coordenador do Programa MOBILE para estímulo ao intercâmbio de estudantes de engenharia entre a FEUP e escolas de engenharia de universidades do Brasil;
  • 1989: Coordenador de vários projetos de investigação, desenvolvimento e consultadoria em planeamento operacional de transportes que deram origem e permitiram o desenvolvimento sustentado do Sistema GIST actualmente em uso por várias empresas de transportes nacionais, privadas e públicas;
  • 1986: Orientador de teses de mestrado e de doutoramento; publicação e apresentação de artigos e comunicações em revistas ou congressos internacionais; participação em júris de mestrado e doutoramento, em comités de congressos internacionais; participação em projectos de investigação em consórcios com instituições nacionais e estrangeiras;
  • 1991-2014: Avaliador de projetos de investigação nos programas EUREKA, ESPRIT, PRAXIS, ICPME, QREN, CYTED, INCT (CNPq-Brasil), PNTIC (MCT-Espanha), entre outros.
  • 2011-2012: Sabática no Imperial College London, Reino Unido;
  • 1997-2010: Presidente do Colégio de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros;
  • 2003-2010: Diretor do Programa de Doutoramento em Engenharia Industrial e Gestão da FEUP;
  • 2007-2009: Diretor do ICTI, parceria entre Portugal e a CMU, Carnegie Mellon University USA;
  • 2004-2005: Coordenador da Equipa de Auditoria da FEUP aos projetos-piloto de voto electrónico nas Eleições Legislativas 2005-02-20 e nas Eleições Europeias 2004-06-13;
  • 2001-2003: Membro da Comissão Executiva e do Conselho Diretivo da FEUP, VicePres. do Conselho Pedagógico da FEUP, membro do Senado e da Assembleia da UP;
  • 2001-2002: Membro da Comissão de Avaliação Externa dos cursos de licenciatura em Informática e Eng.ª Informática das Universidades Portuguesas.

Formação

• Doutoramento em Ciências de Computação, Imperial College London (1990);
  • Mestrado em Investigação Operacional, Univ. de Cranfield (1985);
  • Licenciatura em Eng.ª Electrotécnica e de Computadores, FEUP (1983).

Prémios, Condecorações e Distinções

• 2012 “European CIVITAS Technical Innovation Award” para a aplicação iPhone e Android Move-Me (www.move-me.mobi);
  • 2012 e 2009 IBM Faculty Award;
  • 2011 Prémio de Mérito Científico FEUP;
  • 2004 e 2005 Prémio Soluções de Mobilidade do IV Fórum Telecom, Categoria Serviços de Utilidade Pública para a aplicação SMSBUS da STCP.