Os deputados do PSD estão preocupados com a situação de carência económica em que se encontram muitos portugueses residentes no estrangeiro que tiveram, como último recurso, de recorrer à ajuda alimentar, devido à crise provocada pela pandemia do coivid-19.
Na pergunta entregue, esta terça-feira, no Parlamento e dirigida ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o PSD cita notícias recentes de alertas lançados por representantes da comunidade portuguesa na Suíça. “Na Suíça residem atualmente cerca de 220.000 portugueses e muitos desses nossos compatriotas, especialmente os que trabalham no setor da economia doméstica e os trabalhadores temporários, mesmo mantendo o seu emprego, podem ter perdido com a crise sanitária e as medidas restritivas que lhe sucederam cerca de 80% do seu rendimento mensal, o que, em muitos casos, levou a situações de carência económica”, apontam os social-democratas.
O PSD questiona diretamente o Governo se tem conhecimento desta situação na Suíça “em que muitos portugueses se vêm obrigados a recorrer à ajuda alimentar distribuída pelas autoridades locais” ou de “outras situações idênticas noutras comunidades portuguesas”.
“Que medidas tem o Governo preparadas para apoiar estes portugueses que se encontram em maior dificuldade económica nas nossas comunidades em resultado da pandemia de covid-19?”, interroga.
Para o PSD, o alerta que foi lançado na Suíça “não é, infelizmente, um caso isolado, pois existem várias outras comunidades quer na Europa, quer fora da Europa, que, mesmo sem se saber ainda totalmente os efeitos desta crise, passam também por dificuldades económicas com muitos portugueses sem trabalho”, apontando também problemas no Reino Unido, onde “um conjunto de portugueses lançou também um Banco Alimentar para auxiliar famílias necessitadas”.
“É fundamental que se garanta, nas comunidades portuguesas, o apoio social e económico aos mais vulneráveis, aos idosos, aos carenciados, aos desempregados e a todos aqueles que se encontram doentes. Não podemos deixar de prestar uma atenção a todos os portugueses que residem no estrangeiro e que neste momento necessitam da ajuda do Estado português”, defendem os deputados do PSD.

O PSD pergunta:

1. Tem o Governo conhecimento desta situação na Suíça em que muitos portugueses se vêm obrigados a recorrer à ajuda alimentar distribuída pelas autoridades locais?
2. Tem o Governo conhecimento de outras situações idênticas noutras comunidades portuguesas?
3. Que medidas tem o Governo preparadas para apoiar estes portugueses que se encontram em maior dificuldade económica nas nossas comunidades em resultado da pandemia de covid-19?