Ângelo Correia

Coordenador

Carreira

• Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Fomentinvest SGPS, S.A;
  • Presidente do Conselho de Administração da Fomentinvest Ambiente, Fomentinvest Energia e CSD SGPS, S.A.;
  • Presidente do Conselho de Administração da Lusitaniagás-Compª do Gás do Centro, S.A.;
  • Vice-Presidente do Conselho de Administração da MCO2-SGFIM;
  • Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ferpinta SGPS;
  • Professor convidado do ISCSP;
  • Presidente da Direcção da Câmara de Comércio e Industria Árabe Portuguesa;
  • Presidente do Conselho Consultivo da LOGICA TI PORTUGAL, S.A.;
  • Membro do Conselho Consultivo da Roland Berger & Partners;
  • Consultor da MDC-Multi Development Corporation Portugal, S.A.;
  • Consul Honorário do Reino Hachemita da Jordânia em Portugal.

EXPERIÊNCIA POLÍTICA

• De 1981 a 1983 foi Ministro da Administração Interna; de 1975 a 1995 Deputado à Assembleia Constituinte nas I, II, III, IV e V Legislaturas; de 1978 a 1981 e de 1983 a 1985 Presidente da Comissão da Defesa Nacional; de 1987 a 1989 Presidente da Comissão Parlamentar para os Assuntos Europeus; de 1989 a 1993 Presidente da Comissão Parlamentar para o Poder Local, Regiões e Ambiente; de 1981 a 1983 Vice-Presidente da Comissão Parlamentar da Economia, Finanças e Plano e Vice-Presidente da Comissão Politica Nacional do PSD; de 2007 a 2008: Presidente da Mesa do Congresso do PSD – Partido Social Democrata; de 1978 a 1981 Membro da Comissão Permanente da Comissão Politica Nacional; de 1977 a 1979 Deputado do Conselho da Europa, em 1977 Deputado à Assembleia da EFTA; de 1976 a 1978 e em 1995 Membro do Conselho Nacional do PSD; de 1979 a 1981 Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD; de 1979 a 1981 e de 1985 a 1995 Presidente da Delegação Parlamentar Portuguesa à Assembleia Parlamentar da NATO e membro do seu Standing Committee e Comissão Militar e de Segurança; de 1985 a 1995 Vice-Presidente do Congresso Nacional do PSD; de 1990 a 1995 Presidente da Delegação Parlamentar Portuguesa à CSCE e Presidente da Assembleia Municipal de Sintra.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

• Foi Presidente do Conselho de Administração das empresas Ecoprogresso, S.A.; TEJO-Ambiente, S.A.; Lusofuel, S.A.; Figueira Paraindústria; Turistrela; Nacionalgás, S.A.; IP Financeira, S.A.; Colepinova-SCR, S.A ; Solidal-Condutores Eléctricos, S.A.; e Vice-Presidente do Conselho de Administração da TottaUrbe, S.A. e da Tertir-Terminais de Portugal, S.A.;
  • Foi Presidente da Direcção da Associação das Empresas de Segurança; Presidente da ANEE-Associação Nacional das Empresas Operadoras Portuárias; Presidente da Direcção da Associação Nacional das Empresas Operadoras Portuárias de Lisboa e de 1991 a 1998: Administrador Executivo do Conselho de Administração da Liscont- Operadores de Contentores, S.A. Foi ainda Membro da Comissão Executiva da GDP Distribuição, SGPS de 2001 a 2003 e Membro do Conselho Superior da Fundação Ilídio Pinho entre 2001 e 2006;
  • Foi Vogal do Conselho de Administração das empresas: Companhia de Seguros Global e Global Vida. S.A.; Compª Portuguesa de Higiene (PHARMA); Luzboa (Brasil); Lisboagás, S.A.; ALL2IT, S.A. ; Setgás, S.A.; Pavi do Brasil (Brasil); Drink-In, S.A. ; Portgás, S.A. ;Pavilis, S.A.; Imovalor SGII, S.A. ;Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas, S.A. ; Cipol-Compª Internacional de Petróleos, S.A.; Benim-Soc. Imobiliária, S.A; Fundos Europólis; Burgo Fundiários, S.A. Philips Portuguesa, S.A.; Transinsular, S.A.; Colep Trading, S.A. Rodes, Cipro e Noética;
  • Foi Presidente Conselho Fiscal das empresas Petrogás; Hotel Altis, S.A. e Somotel, e Vogal do Conselho Fiscal Refrige-Soc. Ind. Refrigerantes, S.A.;
  • Foi Consultor da Philips Portuguesa, da Marsh / McLennan Companies, da Thiess Petrosea International Holdings e da Holtman, LTD; Presidente da Conferência dos Presidentes e Secretários da Conferência dos Presidentes e Secretários Gerais das Câmaras de Comércio e Industria Árabo-Europeias, Presidente da Direcção da Proforum-Associação para o Desenvolvimento da Engenharia., Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Geoger, da Solikap-Acessórios Eléctricos, S.A. e da Prosegur, S.A; Membro do Conselho Consultivo da Talent Search e da DHV-FBO; Técnico da Sociedade Financeira Portuguesa, da Junta Nacional de Investigação Cientifica e Tecnológica , do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação e do Secretariado da Presidência do Conselho de Ministros.

Formação

• Licenciado em Engenharia Química – Industrial pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Julho 1968 e em Gestão de Empresas pelo I.E.S. em 1973;
  • Doutorado em Ciência Estratégica pelo ISCSP em Dezembro 2014.

Prémios, Condecorações e Distinções

• Grande Cavaleiro da Ordem Equestre do Papa S. Silvestre Magno (Santa Sé);
  • Grande Colar da Ordem da Independência da Jordânia (Al Istiklal);
  • Grande Cavaleiro da Ordem do Mérito Civil (Itália);
  • Grande Cavaleiro da Ordem do Mérito Civil (Espanha);
  • Banda Nacional de Honra e da Pátria da República Democrática e Popular da Argélia;
  • Comendador da Ordem Militar de Cristo (Portugal);
  • Medalha de Ouro da Direcção dos Serviços Estrangeiros e Fronteiras; Medalha da Defesa Nacional 1ª Classe.