Ana Isabel Miranda

Coordenador

Carreira

• Professora Catedrática no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (UA).

Atividade de Investigação

• É membro do Laboratório Associado Centro de Estudos do Mar e Ambiente (CESAM) da UA, sendo a coordenadora do Grupo de Investigação Processos Atmosféricos e Modelação.
  • A sua atividade de investigação incide nos tópicos: incêndios florestais, modelação da qualidade do ar, avaliação de impacto ambiental, qualidade do ar em zonas urbanas, alterações climáticas e efeitos da poluição atmosférica na saúde;
  • Participou em 25 projetos nacionais de investigação (financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia), coordenando 4, e em 20 projetos europeus (financiados pela Comissão Europeia), sendo a responsável científica local de três desses projetos europeus.

Atividade Docente

• Lecionou/leciona várias unidades curriculares da Licenciatura em Engenharia do Ambiente, dos Mestrados Integrados em Engenharia Mecânica e em Engenharia do Ambiente, do Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis e do Joint European Master in Environmental Studies. Leciona também unidades curriculares dos Programas Doutorais Ciências e Engenharia do Ambiente e Sistemas Energéticos e Alterações Climáticas;
  • Foi formadora em vários cursos breves no domínio da Poluição Atmosférica, Estudos de Impacte Ambiental, Gestão da Qualidade do Ambiente, Alterações Climáticas;
  • É responsável por 31 teses de mestrado e 6 teses de doutoramento concluídas e por 3 teses de mestrado e 3 teses de doutoramento a decorrer.

Atividade de gestão

• Foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Departamento de Ambiente entre 1999 e 2003;
  • Foi membro da Comissão Organizadora da 7ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente (Abril 2001) e da 9ª e 10ª Conferência Nacional do Ambiente (Abril 2007 e Novembro 2012, respetivamente);
  • Foi Diretora de Curso do 1º e do 2º Ciclos em Engenharia do Ambiente (2006-2011) e coordenadora do Mestrado ERASMUS MUNDUS JEMES (Joint European Master in Environmental Studies) (2006-2013);
  • Foi Membro do Conselho Geral da Universidade de Aveiro, entre 2013 e 2017;
  • Atualmente é vice-diretora do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e Diretora do seu Programa Doutoral em Ciências e Engenharia do Ambiente;
  • Coordena o Grupo de Missão para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Aveiro;
  • É presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa 2018.

Formação

• Licenciada em Engenharia do Ambiente (1989);
  • Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente (1998).

Publicações

• O seu trabalho de investigação levou à publicação de mais de 600 trabalhos científicos.