Selecione uma opção
Pedro Passos Coelho
24 de julho de 1964
Pedro Passos Coelho

Presidente do PSD: 9 de abril de 2010 a 18 de fevereiro 2018.

Profissão: Economista

Pedro Manuel Mamede Passos Coelho foi eleito Presidente do PSD no XXXIII Congresso Nacional realizado em Carcavelos nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2010, e reeleito nos seguintes Congressos Nacionais: XXXIV Congresso realizado em Lisboa nos dias 23, 24 e 25 de março de 2012, no XXXV Congresso Nacional realizado em Lisboa nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2014 e no XXXVI Congresso Nacional, realizado em Espinho, de 1 a 3 de abril de 2016.

Concluiu a sua Licenciatura em Economia, pela Universidade Lusíada de Lisboa. Desde cedo, se envolveu no mundo da política. Durante cinco anos, foi membro do Conselho Nacional da Juventude Social Democrata.

Em 1991, desempenhou as funções de Vice-Presidente e Porta-Voz do Partido Social Democrata, na Assembleia da República (Parlamento). Foi ainda Vereador na Câmara Municipal da Amadora, entre 1997 e 2001. Durante este período funda também o "Movimento Pensar Portugal”.

Na última década, conciliou a gestão de empresas – recentemente no campo da energia e ambiente - com a docência em Economia e com a Presidência da Assembleia Municipal de Vila Real, pelo PSD.

Em 2008, funda a Plataforma de Reflexão Estratégica - Construir Ideias – para a análise e debate dos temas da agenda do País. Candidata-se à Presidência do PSD, nas eleições diretas de maio, conquistando o segundo lugar. No mês seguinte, é eleito membro do Conselho Nacional do PSD.